sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ressonância nuclear magnética funcional

Através de ressonância nuclear magnética funcional, a ativação do córtex occipital associada ao agulhamento de um ponto no membro inferior, atribuído como ponto de olho na Medicina  Tradicional Chinesa.

Pontos clássicos e ressonância magnética funcional

 Estudos em humanos e animais sugerem que a acupuntura produz muitos efeitos benéficos através do sistema nervoso central. No entanto, o substrato neural das ações da acupuntura não são completamente claros. Estudos de ressonância magnática funcional nos acupontos Hegu e Zusanli indicaram que o sistema límbico pode desempenhar um papel importante para os efeitos da acupuntura. Para testar se essa descoberta se aplica a outros pontos clássicos da acupuntura, a ressonância magnética foi realizada em 10 adultos saudáveis durante  aplicação de acupuntura manual em Taichong, Xingjian, Neiting e um ponto (não-acuponto) sobre o dorso do pé esquerdo.
Apesar de algumas diferenças serem observadas entre os pontos de reais e o fictício, a resposta hemodinâmica e a resposta psicofísica (experiência sensorial) à acupuntura foi geralmente semelhante para os quatro pontos. A acupuntura produziu extensa desativação do sistema límbico-paralímbica-neocortical. Aglomerados de regiões desativadas foram observadas no córtex pré-frontal medial, o lobo temporal  e no posterior córtex medial. O córtex sensório-motor, o tálamo e estruturas paralímbica como a ínsula anterior e o córtex cingulado médio mostraram ativação. Esses resultados fornecem evidências adicionais de apoio às relatórios anteriores que a acupuntura modula a rede límbico-paralímbica-neocortical. A acupuntura pode mediar a analgesia, reduzir a ansiedade e outros efeitos terapêuticos através deste  circuito neural intrínseco, que desempenha um papel central nas dimensões afetivas e cognitivas da dor, bem como na regulação e integração da emoção, no processamento da memória, nas funções autonômicas, endócrinas, imunológicas e do sistema sensório-motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário